“Cartas para Miguel Torga” de Carlos Mendes de Sousa

SINOPSE

«O impacto do conjunto das cartas recebidas por Miguel Torga resulta da amplitude do seu arco temporal, que abarca um período de sessenta e quatro anos (de 1930 a 1994), mas decorre também do número de correspondentes e da ressonância dos seus nomes. Bastará arrolar alguns deles para avaliarmos a importância deste epistolário e as achegas que traz para o estudo da história literária, cultural e política do século XX português.

Encontramos cartas assinadas por Fernando Pessoa, Raul Leal, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Teixeira de Pascoaes, Hernâni Cidade, Óscar Lopes, Maria Archer, Adolfo Casais Monteiro, Vitorino Nemésio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Eduardo Lourenço, Ruben A., Urbano Tavares Rodrigues, António Barreto, Mário Soares, Fernando Piteira Santos, Jack Lang e Gonzalo Torrente Ballester, entre muitos outros.» (da introdução de Carlos Mendes de Sousa)

Carlos Mendes de Sousa, atualmente professor na Universidade do Minho, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses), Mestrado em Literatura Portuguesa e Doutoramento em Ciências da Literatura, dedica-se essencialmente ao estudo da literatura brasileira e da poesia portuguesa moderna e contemporânea.

Livro editado em Janeiro de 2020 pela editora Dom Quixote, apresenta 352 páginas e estádisponível nos formatos livro A5 e ebook.

Textos retirados de: https://www.bertrand.pt/autor/carlos-mendes-de-sousa/3844668 e http://cehum.ilch.uminho.pt/researchers/29

Imagem de destaque retirada de https://www.bertrand.pt/livro/cartas-para-miguel-torga-carlos-mendes-de-sousa/23796655

Sobre o autor

Administrador
Especial interesse em música rock e literatura ligada à gestão e desenvolvimento pessoal.

Faça o primeiro comentário a "“Cartas para Miguel Torga” de Carlos Mendes de Sousa"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*