Amália – Ditadura e Revolução

A história secreta de Miguel Carvalho

SINOPSE

Chamaram-lhe cantora do regime. Acusada de servir a ditadura e colaborar com a polícia política (PIDE), foi perseguida e ostracizada após 25 de Abril de 1974, reconquistando depois a unanimidade enquanto voz de Portugal no Mundo. Esta é a história secreta da vida de Amália Rodrigues.

Como se relacionou com o Estado Novo e sobreviveu à admiração por Salazar?
Como enfrentou a pobreza, seduziu a aristocracia e os intelectuais?
Como ajudou presos políticos, cantou poetas proibidos, colaborou com antifascistas e financiou clandestinamente a oposição e o PCP?
Como sobreviveu aos boatos, ataques e tentativas de silenciamento no pós-revolução?
Como é que os políticos, os músicos, os poetas, a ditadura e a democracia lidaram com a maior cantora portuguesa de sempre?

  Amália – Ditadura e Revolução – A história secreta é uma investigação jornalística que atravessa dois regimes, vários continentes e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos, gravações inéditas da fadista e de personalidades que com ela conviveram, milhares de páginas de documentos nunca revelados, além de cartas e fotografias desconhecidas da cantora.

O autor Miguel Carvalho, nascido em 1970 no Porto, terminou a formação académica de Radiojornalismo no Porto em 1989. Dezembro de 1999, entra para a revista Visão como Grande Reporter, venceu o Prémio Orlando Gonçalves (Jornalismo), em 2008 e, o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 2009. Conta com 7 publicações, entre as quais, este “Amália – Ditadura e Revolução” e, por exemplo: “Quando Portugal Ardeu”, editado pela “Oficina do Livro” em Março de 2017.

Editado em Junho de 2020 pela editora “Dom Quixote”, conta com 608 páginas e, está disponível no formato livro.

Imagem de destaque e textos, retirada de: https://www.wook.pt/livro/amalia-ditadura-e-revolucao-miguel-carvalho

Sobre o autor

Administrador
Especial interesse em música rock e literatura ligada à gestão e desenvolvimento pessoal.

Faça o primeiro comentário a "Amália – Ditadura e Revolução"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*