“O Que Fazer dos Estúpidos”

E como deixar de ser um deles

Por Maxime Rovere

SINOPSE

Os filósofos podem combater a estupidez e considerá-la um adversário – e até, pelo menos teoricamente, uma forma de inteligência. Para isso, podem descobri-la através da opinião, dos preconceitos, da arrogância, da superstição, da intolerância, do dogmatismo, do niilismo, etc. Isto pode esclarecer a natureza da estupidez e ajudar a combatê-la — mas o problema são os estúpidos. É essa a pergunta: e os estúpidos que encontramos no dia a dia, no emprego, nos transportes, na família, entre os nossos vizinhos, amigos e amantes? Os estúpidos são um problema delicado e muito mais importante do que a estupidez propriamente dita. A sua existência constitui um problema teórico e filosófico extremamente complexo. São obstinados, agressivos, oportunistas – e, às vezes, inteligentes. O que fazer deles?

Com humor, ironia e recurso à filosofia, Maxime Rovere trata de explicar como resistir-lhes, como escutá-los, como o Estado os protege, como nos ameaçam – e porque é que eles preferem destruir a construir, por que motivo governam o mundo e ganham sempre.

Sobre o autor

Maxime Rovere, nascido em 1977, estudou Filosofia e História de Arte, foi professor na École Normale Supérieure de Lyon e atualmente leciona na Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Especialista em História da Filosofia, autor do romance Le clan Spinoza, de uma biografia de Casanova e da reunião da correspondência de Espinosa, escreveu também Exister – Méthodes de Spinoza, que se transformou rapidamente num sucesso de vendas.

Lançamento pela Quetzal Editores em Fevereiro de 2020, conta com 184 páginas e está disponível nos formatos livro e e-book.

Imagem de destque e textos retirados de: https://www.bertrand.pt/livro/o-que-fazer-dos-estupidos-maxime-rovere/23334772

Sobre o autor

Administrador
Especial interesse em música rock e literatura ligada à gestão e desenvolvimento pessoal.

Faça o primeiro comentário a "“O Que Fazer dos Estúpidos”"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*